TCG: (BATALHA E TURNOS)

BATALHA

Como Começar a Batalha!

  • Aperte a mão do seu oponente.
  • Jogue 1 moeda. O vencedor decide quem inicia a partida.
  • Embaralhe as 60 cartas do seu baralho e compre as 7 cartas de cima. Coloque o resto do seu baralho na sua frente, com as cartas voltadas para baixo.
  • Verifique se você tem algum Pokémon Básico na sua mão.
  • Coloque 1 dos seus Pokémon Básicos virado para baixo como seu Pokémon Ativo.
  • Coloque até 5 Pokémon Básicos virados para baixo no seu Banco. O que você deverá fazer se não tiver um Pokémon Básico? Bom, primeiro mostre a sua mão para o seu oponente e embaralhe as suas cartas de volta em seu baralho. Depois, compre 7 cartas. Se ainda não tiver um Pokémon Básico, repita o processo. Cada vez que o seu oponente embaralhar a mão dele de volta no próprio baralho por não ter um Pokémon Básico, você poderá comprar 1 carta extra!
  • Coloque as 6 cartas de cima do seu baralho em um lado e viradas para baixo como as suas cartas de Prêmio.
  • Os dois jogadores desviram os seus Pokémon Ativos e no Banco e começam a jogar!

Como uma mesa de Batalha Pokémon deve se parecer

+ O baralho do seu oponente
+ O Banco de seu oponente (área “em jogo”)
+ Os Prêmios do seu oponente
+ O Pokémon Ativo do seu oponente (área “em jogo”)
+ A pilha de descarte do seu oponente

+ Seu baralho
+ Seu Banco (área “em jogo”)
+ Seus Prêmios
+ Seu Pokémon Ativo (área “em jogo”)
+ Sua pilha de descarte

Deixe um espaço reservado para a sua pilha de descarte. Todas as suas cartas que forem descartadas durante o jogo, por quaisquer razões, irão para esta pilha.

Durante o jogo, você colocará mais e mais cartas na mesa. Todas as cartas que estiverem na mesa, na área onde os Pokémons Ativos estão, ou no Banco, são chamados de “em jogo”. O seu baralho, seus Prêmios e as cartas na sua pilha de descarte não são considerados “em jogo”.

As cartas de Pokémon, de Evolução e de Energia ficam na mesa – “em jogo” – depois que você retirá-los da sua mão e colocá-los na mesa. Você pode continuar usando estas cartas turno após turno. No entanto, as cartas de Treinador são usados uma vez e depois descartados na pilha de descarte.

TURNOS DE BATALHA

Em uma batalha no Pokémon Estampas Ilustradas, vocês dois iniciarão uma batalha para decidir quem vencerá! Logo depois de preparar a mesa do jogo, você e o seu oponente jogam em turnos alternados. Durante o turno do seu oponente, você não faz nada, exceto substituir o seu Pokémon Ativo se ele for Nocauteado pelo ataque do seu oponente (veja abaixo). Durante o seu turno, siga os passos abaixo.

O que você pode fazer durante o seu turno?

Você pode fazer muitas coisas durante o seu turno! Você sempre compra a sua carta do baralho primeiro e sempre ataque por último. Listarei cada uma das ações que podem ser tomadas em seu turno, abordarei cada uma delas:

  • Comprar uma carta. Você deve fazer isto no começo de cada turno.
  •  Siga os passos abaixo em qualquer ordem e quanto você desejar:
    • Colocar Pokémon Básicos no seu Banco.
      • Quantos desejar.
    • Ligar 1 carta de Energia a 1 dos seus Pokémon.
      • (Apenas uma vez por turno)
    • Recuar o seu Pokémon Ativo.
      • (Apenas uma vez por turno)
    • Evoluir os Pokémon.
      • Quantos desejar.
    • Jogar cartas de Treinador.
      • Quantas desejar, mas apenas 1 carta de Apoiador e 1 carta de Estádio por turno.
    • Use uma Habilidade Pokémon.
      • Quantos desejar.
  • Ataque com o seu Pokémon Ativo. Depois, encerre o seu turno.

O que você pode fazer durante o seu turno?

Compre uma carta.

Você sempre começa o seu turno comprando uma carta (se o seu baralho não tiver mais cartas no começo do seu turno, o jogo acaba e o seu oponente vence).

Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:

+ Colocar Pokémon Básicos no seu Banco.

Você pode colocar mais Pokémon Básicos da sua mão para o seu Banco durante o seu turno. Você nunca pode ter mais do que 5 Pokémons no seu Banco. Há cartas que expandem ou diminuem o espaço de Pokémon no Banco.

+ Ligar 1 carta de Energia a 1 dos seus Pokémon.

Ligue 1 carta de Energia por turno a 1 dos seus Pokémon que estiver “em jogo” (coloque-o embaixo da carta do Pokémon). Esta Energia permanecerá neste Pokémon e abastecerá os seus ataques.

Quando se deparar com o símbolo Colorless você poderá usar qualquer tipo de Energia! Os ataques mais poderosos exigem mais energia!

Lembre-se, também, que você pode ligar uma carta de Energia a um Pokémon no seu Banco. Afinal, ele também está “em jogo”!

+ Recuar o seu Pokémon Ativo.

Uma vez por turno, você pode descartar Energias ligadas ao seu Pokémon Ativo para recuá-lo para o seu Banco. Mova 1 dos seus Pokémon do Banco para o Campo Ativo para que ele se torne o seu novo Pokémon Ativo! Estes dois passos acontecem ao mesmo tempo, então você pode substituir os seus Pokémon mesmo se o seu Banco já estiver cheio. Os Pokémons que não têm um Custo para Recuar, não precisam descartar Energias quando Recuam – eles podem fazê-lo “de graça”.

Recuar um Pokémon com muitos contadores de dano pode evitar o oponente de pegar um prêmio! Nem sempre recuar é perder uma batalha, mas garantir seu Pokémon ficar de pé poderá te ajudar a pegar energias para um ataque mais poderoso, por exemplo!

Um Pokémon que está Adormecido ou Paralisado não pode Recuar. Um Pokémon Confuso, Envenenado ou Queimado pode recuar.

Quando o seu Pokémon Ativo vai para o Banco (seja porque ele Recuou para lá, ou porque foi colocado lá de outra maneira), ele mantém os seus cartas de Energia, de Evolução e quaisquer marcadores de dano que ele já tenha. Todas as outras coisas relacionadas a este Pokémon vão embora – Sono, Confusão, Paralisia, Veneno, ou qualquer outra coisa que possa ser resultante de um ataque que ele tenha sofrido anteriormente. Todas estas condições desaparecem.

Mesmo que faça o seu Pokémon recuar, você poderá atacar durante este turno.

+ Evoluir os Pokémon.

Evolua seus Pokémon! Para evoluir um Pokémon Básico, coloque um Pokémon Estágio 1 sobre a carta do Pokémon Básico. Mantenha todos os contadores de dano e Energias no Pokémon. Contudo, os ataques antigos e Habilidades do Pokémon anteriores à sua evolução serão sobrepostos e não poderá mais usá-los. Além disso, todas as outras coisas relacionadas àquele Pokémon desaparecem – Sono, Confusão, Paralisia, Veneno e Queimadura, ou qualquer outro efeito que possa ser resultante de um ataque sofrido anteriormente.

Você não pode evoluir um Pokémon no turno em que ele tiver sido colocado em jogo. O Pokémon poderá evoluir no seu próximo turno. Alguns Pokémon Estágio 1 podem evoluir novamente para um Pokémon Estágio 2!  Evoluir um Pokémon vale como colocá-lo em jogo, então é preciso esperar até o seu próximo turno para evoluí-lo novamente.

+ Jogar cartas de Treinador.

Quando você quiser usar uma carta de Treinador, faça o que ele manda e a seguir coloque-o na pilha de descarte. Existem diversos tipos de cartas Treinadores: Item, Apoiador, Estádio e Ferramenta. Você não tem restrição de uso nas cartas de Treinadores, mas pode apenas usar 1 carta de Apoiador e 1 carta de Estádio por turno.

+ Use uma Habilidade Pokémon.

Alguns Pokémon possuem Habilidades especiais que podem usar. A maioria delas pode ser usada durante o
seu turno, antes de atacar. Cada Habilidade é diferente, então leia a descrição de cada Habilidade com cuidado para saber como cada uma funciona. Algumas só funcionam quando uma condição é cumprida, enquanto outras são válidas o tempo inteiro, mesmo quando não as usa. Se você usar uma Habilidade, certifique-se de anunciá-la para que seu oponente saiba o que você está fazendo.

Lembre-se de que Habilidades não são ataques, por isso você ainda poderá atacar após usar uma Habilidade! Você pode usar a Habilidade de qualquer Pokémon que tiver em jogo, Ativo ou no Banco.

Ataque com o seu Pokémon Ativo

Escolha um ataque [confira se você tem a(s) Energia(s) correta(s)]. Coloque contadores de dano no Pokémon do seu oponente (o número à direita do ataque indica a quantidade de dano que ele causa).
Alguns ataques não causam dano, mas têm outros efeitos. É só seguir as instruções!

A quantidade de Energia exigida para um ataque está escrita à esquerda do nome do ataque.

Suas siglas (em texto) são:

{G} Grass (Grass) Planta
{R} Fire (fiRe ou Red) Fogo
{W} Water (Water) Água
{L} Lightning (Lightning)  Raios
{P} Psychic (Psychic) Psíquica
{F} Fighting (Fighting) Luta
{D} Darkness (Darkness) Escuridão
{M} Metal (Metal) Metal
{N} Dragon (dragoN) Dragão
{Y} Fairy (fairY) Fada
{o} Colorless (CoLORLESS) Incolor

Para atender aos requisitos de Energia Incolor (Colorless), pode-se usar qualquer tipo de Energia – Grass, Fire, Water, Lightning, Psychic, Fighting, Darkness, Metal, Fairy, Dragon ou Colorless. No entanto, os requisitos de Energia de um tipo específico só podem ser atendidos por aquele tipo de Energia. Por exemplo, você só pode usar um ataque com requerimentos de Fire Fire Colorless, se aquele Pokémon tiver pelo menos 3 cartas de Energia ligadas a ele, das quais pelo menos 2 sejam Energia Fire e a terceira de qualquer tipo de energia.

Para poder usar um ataque de um Pokémon, a quantidade requerida de Energia precisa estar ligada a ele, mas você não vai descartar as energias ao atacar. As cartas continuam ligados ao seu Pokémon, a menos que esteja descrito no efeito do ataque do Pokémon!

Quando atacar, leia o ataque que você está usando e faça o que ele manda. Para cada 10 pontos de dano causados a um Pokémon, coloque um marcador de dano nele. Se um Pokémon sofrer uma quantidade total de dano igual ou maior do que os seus Pontos de Vida, (por exemplo, 4 ou mais marcadores de dano num Pokémon com 40 PV), ele é imediatamente Nocauteado.

Fraqueza e Resistência

A Fraqueza faz com que Pokémon recebam mais dano de determinados ataques. A Resistência faz com que recebam menos dano! Se o símbolo de Energia ao lado da Fraqueza do seu Pokémon (no canto inferior esquerdo da carta) for do mesmo tipo do Pokémon atacante do oponente, o seu Pokémon receberá o dobro de dano do ataque. No entanto, se o símbolo de Energia ao lado da Resistência for do mesmo tipo do
Pokémon atacante do oponente, o seu Pokémon receberá 30 pontos de dano a menos.

Alguns Pokémons têm Fraqueza ou Resistência em relação a certos Pokémons de outros tipos (por exemplo, o Sprigatito tem Fraqueza contra Pokémon  Fire  Fogo). Um Pokémon Defensor sofre dano em dobro (multiplique por 2x) quando luta com Pokémons contra os quais ele é Fraco; por outro lado, quando luta com Pokémons contra os quais ele é Resistente ele sofre 30 pontos de dano a menos (reduza 30 após o ataque).

Ainda usando o mesmo exemplo, Sprigatito é um Pokémon de Tipo de Grass Grama e tem Fraqueza 2x de Pokémon do oponente que possui o tipo Fire Fogo. Então, Sprigatito tomará 2x de dano por outros Pokémon do Tipo (e da cor) Fire Fogo. Sprigatito não recebe dano 2x algum pokémon que usa uma Energia de Fire Fogo.

Normalmente, o seu ataque não depende da ordem das suas ações mas, se depender, é assim que você irá usá-lo: primeiro, pague todos os custos (descarte os cards de Energia, por exemplo) antes de calcular os efeitos do ataque. Depois, calcule o dano – ele vem antes dos outros efeitos. Além disso, a Fraqueza é aplicada antes de outras coisas que possam alterar a quantidade de dano.

Esta é a última coisa que você pode fazer durante o seu turno – depois disso, não pode fazer mais nada. Você só pode atacar uma vez durante o seu turno e o seu Pokémon só pode usar um dos ataques dele de cada vez. Para atacar, simplesmente diga ao seu oponente qual dos ataques do seu Pokémon você está usando. Você só pode usar um ataque se você tiver no mínimo as Energias necessárias para o ataque ligadas ao seu Pokémon Ativo.

O seu turno acaba aqui.

Algumas vezes, há coisas para você fazer depois que o seu turno termina, mas antes que o turno do seu oponente comece. Quando você tiver feito estas coisas, o turno do seu oponente se inicia.

Após o término do turno, caso você não conseguiu nocautear os pokémon do oponente e/ou não conseguiu puxar todos os prêmios que falta para vencer, o turno será de seu oponente e você deverá ver ações do oponente até que ele anuncie o ataque e encerre o turno dele para que volte para o seu turno!

E se o seu Pokémon é Nocauteado?

Toda vez que o seu Pokémon for Nocauteado por ataques do oponente, coloque a carta do Pokémon Básico correspondente e todas as outras cartas ligadas a ele (como as cartas de Evolução, as cartas de Energia etc.) na sua pilha de descarte. O seu oponente então escolhe um dos Prêmios dele (mesmo se você Nocautear o seu próprio Pokémon!) e o coloca na mão. Depois disso, você deve substituir o seu Pokémon Ativo por um Pokémon do seu Banco (se você não puder fazer isto porque o seu Banco está vazio, você perde o jogo). Se o seu Pokémon Ativo e o Pokémon Ativo do seu oponente forem Nocauteados ao mesmo tempo, o jogador a quem o turno pertence substitui o Pokémon dele por último. Este mesmo jogador também escolhe o seu Prêmio por último.

O que acontece após o turno de cada jogador?

O Checape Pokémoné uma verificação especial que ocorre entre os turnos. Antes do próximo jogador começar o seu turno, você deve verificar quaisquer Condições Especiais afetando seus Pokémon.

Durante o checape podemos colocar o dano de Pokémon Ativo em jogo que estiverem na condição Envenenado. Se estiver Adormecido ou Paralisado, ele pode se recuperar. Só depois, começa o turno do próximo jogador.

Usamos uma parte das imagens do Guia de Início Rápido que está dentro do site oficial Pokémon, Aprenda a Jogar!

Está curioso para descobrir como funciona as condições especiais de Pokémon? Vamos falar mais aqui!