TCG: STATUS (CONDIÇÕES ESPECIAIS)

STATUS (CONDIÇÕES ESPECIAIS)

Às vezes, um Pokémon Ativo pode ficar Adormecido, Confuso, Envenenado, Paralisado ou Queimado. Estas condições são chamadas de “Condições Especiais”. Elas só podem atingir um Pokémon Ativo, já que quando um Pokémon vai para o Banco, ele se recupera de todas as Condições Especiais. Um Pokémon também se recupera delas quando evolui.

O Checape Pokémon é uma verificação especial que ocorre entre os turnos. Antes do próximo jogador começar o seu turno, você deve verificar quaisquer Condições Especiais afetando seus Pokémon.

 

Adormecido

Para indicar que um Pokémon está Adormecido, gire o Pokémon no sentido anti-horário. Se um Pokémon estiver Adormecido, ele não poderá atacar ou recuar. Durante o Checape Pokémon, jogue uma moeda. Se sair cara, o Pokémon se recuperará (gire a carta à posição normal). Se sair coroa, o Pokémon permanecerá Adormecido.

Confuso

Para indicar que um Pokémon está Confuso, gire-o até que a parte de cima da carta esteja apontada para você. Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar uma moeda antes de atacar com ele. Se sair cara, o ataque funcionará normalmente. Se sair coroa, o ataque não acontecerá e você deverá colocar 3 contadores de dano no seu Pokémon Confuso.

Paralisado

Para indicar que um Pokémon está Paralisado, gire-o no sentido horário. Se um Pokémon estiver Paralisado, ele não poderá atacar ou recuar. Após o turno deste jogador, ele se recuperará durante o Checape Pokémon (gire a carta à posição normal).

Posições dos cards:

+ Posição Normal
+ Adormecido Virado para esquerda
+ Paralisado Virado para esquerda
+ Confuso Virado para baixo (de cabeça para baixo)

Envenenado

Para indicar que um Pokémon está Envenenado, coloque um marcador de Veneno nele. Durante o Checape Pokémon, coloque um contador de dano sobre cada Pokémon Envenenado. Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Veneno nele. Se um ataque produzir outro marcador de Veneno, a nova condição de Envenenado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno sejam distintos dos seus contadores de dano.

Atenção! Os seus marcadores de veneno devem ser bem diferentes dos seus marcadores de dano, para que não sejam confundidos.

Queimado

Quando um Pokémon for Queimado, coloque um marcador de Queimadura nele. Durante o Checape Pokémon, coloque 2 contadores de dano sobre cada Pokémon Queimado, e então, jogue uma moeda. Se sair cara, o Pokémon se recuperará (remova o marcador de Queimadura). Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Queimadura nele. Se um ataque produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado simplesmente substituirá a antiga.

Certifique-se de que os seus marcadores de Queimadura sejam distintos dos seus contadores de dano.

Como remover as Condições Especiais

Quando um Pokémon evolui ou é movido para o Banco, ele se recupera de todas as Condições Especiais dele. As únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a carta do Pokémon, aquela que ocorrer por último será a única que permanecerá em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, elas não afetam as demais Condições Especiais. Um Pokémon sem sorte poderia ser Envenenado, Paralisado e Queimado ao mesmo tempo!

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