GLOSSÁRIO
A
ACE SPEC Energia (Energy Card):
Um tipo poderoso de carta que é limitado a uma cópia por baralho.
ACE SPEC Treinador (Trainer Card):
Um tipo poderoso de carta que é limitado a uma cópia por baralho.
Aliados (TAG TEAM):
Os ALIADOS são um tipo especial de Pokémon-GX Básicos com um poder ainda maior e uma desvantagem ainda mais significativa: quando seus ALIADOS são Nocauteados, seu oponente pega 3 cartas de Prêmio. Cada carta de ALIADOS tem um ataque GX superpoderoso que ganha um bônus quando se cumpre um requisito.
Apoiador ALIADOS, carta de (TAG TEAM Supporter card):
Um tipo especial de carta de Apoiador que une até dois Treinadores em uma carta. Além do seu efeito primário, cada Carta de Apoiador ALIADOS oferece um efeito adicional se você descartar cartas extras quando jogá-la.
Apoiador, carta de (Supporter card):
É uma carta de Treinador similar a uma carta de Item. Só é possível jogar uma carta de Apoiador por turno.
ataque (attack):
1) Quando o seu Pokémon Ativo batalha contra o Pokémon do seu oponente.
2) O texto que aparece em cada carta de Pokémon e que indica o que faz quando ataca (um Pokémon pode ter vários ataques).
ataque GX (attack GX):
Um tipo poderoso de ataque. Somente Pokémon-GX possuem ataques GX. Um jogador não pode usar mais de um ataque GX em uma partida.
ativo, pokémon (active pokémon):
Seu Pokémon em jogo que não está no banco. O seu Pokémon, que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Apenas o Pokémon Ativo pode atacar.
Ancestral e Futurista, paradoxo (Paradox Ancient & Futurist):
Pokémon e outras cartas que têm uma marcação especial que os classifica como “Ancestral” ou “Futurista”. Os Pokémon Ancestrais tendem a focar em ataques primitivos e muito poderosos, enquanto Pokémon Futuristas são capazes de desferir ataques técnicos e precisos.
Ataque (Attack):
1) Quando o seu Pokémon Ativo luta contra o Pokémon do seu oponente.
2) O texto escrito em cada carta de Pokémon que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter vários ataques).
B
Banco (Bench):
O lugar para seus Pokémon que estão em jogo, mas não estão lutando ativamente. Eles saem e lutam se o Pokémon Ativo recua ou é Nocauteado. Quando Pokémon no Banco sofrem dano, não aplique Fraqueza ou Resistência.
C
Checape Pokémon (Pokémon Checkup):
O momento da partida em que os turnos são alternados entre os jogadores, conhecido anteriormente como “entre as vezes de jogar”. Neste momento, deve-se checar se há algum Pokémon Adormecido, Envenenado, Paralisado ou Queimado, além de conferir se algum Pokémon foi Nocauteado.
Condições Especiais (Special Conditions):
Os estados Adormecido, Confuso, Envenenado, Paralisado e Queimado são chamados de Condições Especiais.
contador de dano (damage counter):
Um contador colocado no seu Pokémon para mostrar que recebeu 10 pontos de dano. Permanece no seu Pokémon mesmo que ele seja movido para o Banco ou evoluído. Apesar de contadores de dano no valor de 50 ou 100 pontos serem usados por conveniência, se uma carta falar sobre um contador de dano, significa o contador de dano padrão de 10 pontos.
D
dano (damage):
O que geralmente ocorre quando um Pokémon ataca outro. Se um Pokémon possuir dano igual ou maior do que o seu PS, ele será Nocauteado.
Dono (Owner):
Um Pokémon cujo nome inclui o nome de um Treinador, como Sandshrew de Brock ou Meowth da Equipe Rocket. As cartas com os símbolos (Galactic), (Gym Leader), (Shitennö – Elite4), (Champion) ou (Frontier Brain) não são consideradas cartas de dono.
E
em jogo/ zona de jogo (in play):
As suas cartas estão em jogo quando estão na mesa. As cartas de Pokémon Básico, Evolução e Energia não podem ser usadas, a menos que estejam em jogo. O seu baralho, a sua pilha de descarte e as suas cartas de Prêmio não estão em jogo, mas os seus Pokémon no Banco estão.
Energia Básica, carta de (Basic Energy card):
Uma carta de Energia de Planta , de Fogo , de Água , de Raios , Psíquica , de Luta , de Escuridão , de Metal ou de Fada .
Energia, carta de (Energy card):
São cartas que abastecem os seus Pokémon para que possam atacar. Consulte a seção carta de Energia básica.
entre as vezes de jogar (between-turns step):
O momento da partida em que os turnos são alternados entre os jogadores, agora conhecido como Checape Pokémon. Neste momento, deve-se checar se há algum Pokémon Adormecido, Envenenado, Paralisado ou Queimado, além de conferir se algum Pokémon foi Nocauteado.
Equipe Plasma, carta da (Team Plasma cards):
As cartas da Equipe Plasma (Pokémon, cartas de Treinador e Energia) têm um visual marcante e único. Você irá notar primeiro que a carta possui uma borda azul e então verá o nome Equipe Plasma. Finalmente, o famoso escudo dos vilões aparece na caixa de texto. Qualquer carta com este visual é considerada uma carta da Equipe Plasma. Nas cartas de Pokémon, o nome Equipe Plasma não é considerado parte do nome do Pokémon. Por isso, se tiver 4 Liepard da Equipe Plasma no seu baralho, você não poderá ter nenhuma outra carta de Liepard. Ademais, os Pokémon da Equipe Plasma evoluem normalmente. Os Liepard da Equipe Plasma evoluem
Estádio, carta de (Stadium card):
É um tipo de carta de Treinador que é similar a uma carta de Item, mas que fica em jogo após ser jogada. Não pode haver mais de uma carta de Estádio em jogo ao mesmo tempo. Se uma nova carta entrar em jogo, a carta antiga juntamente com seus efeitos deverá ser descartada. Só é possível jogar uma carta de Estádio por turno.
Estilos de Batalha (Battle Styles):
São Pokémon especiais de estilo “Golpe Decisivo” (Single Strike), “Golpe Fluido” (Rapid Strike) ou “Golpe Fusão” (Fusion Strike). Os Pokémon Golpe Decisivo costumam se concentrar em ataques poderosos, que causam muito dano. Pokémon Golpe Fluido são mais habilidosos com ataques sorrateiros e técnicos. Os Pokémon “Golpe Fusão”, focam sua estratégia no trabalho em equipe e combinam as forças dos estilos Golpe Decisivo e Golpe Fluido. Cartas de Treinador e de Energia também podem ser categorizadas como Golpe Decisivo, Golpe Fluido ou Golpe Fusão, e elas costumam ajudar Pokémon do Estilo de Batalha correspondente.
Estrela Prisma , carta (Prism Star Card):
É um tipo poderoso de carta com algumas regras especiais. Cartas podem ser Pokémon, cartas de Treinador, ou Energia Especial. Você não pode ter mais de 1 carta com o mesmo nome no seu baralho. Se uma carta for descartada, coloque-a na Zona Perdida em vez de na pilha de descarte. Diferente de uma ACE SPEC, pode usar mais cartas no baralho: um Lunala , um Necrozma um Cyrus e um Energia Superimpulso .
etapa entre turnos (between-turns step):
A parte de cada turno em que o jogo muda de um jogador para outro. Verifique Envenenado, Queimado, Adormecido e Paralisado nesta etapa e veja se algum Pokémon foi nocauteado.
Evolução TURBO (BREAK Evolution):
Um tipo especial de Evolução. Quando um Pokémon evolui para um Pokémon TURBO, ele mantém os ataques, Habilidades, Fraqueza, Resistência e custo de Recuo de sua Evolução anterior.
Evolução, carta de (Evolution card):
Uma carta que você coloca sobre uma carta de Pokémon Básico ou sobre uma outra carta de Evolução para torná-la mais forte.
F
Ferramenta Pokémon (Pokémon Tool):
É um tipo especial de carta de Treinador, semelhante a uma carta de Item, mas que é ligada a um Pokémon ao ser jogada. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon ligada a ele por vez.
Fraqueza (Weakness):
Um Pokémon com Fraqueza recebe mais danos quando é atacado por Pokémon de um certo tipo. O efeito da Fraqueza é indicado ao lado dos tipos de Fraqueza que um Pokémon tem, se algum.
Formas Regionais (Regional Variants):
Você encontrará alguns Pokémon familiares com uma aparência diferente! Eles são conhecidos como Pokémon de Paldea, Pokémon de Hisui, Pokémon de Galar ou Pokémon de Alola. Talvez até encontre alguns que evoluem para Pokémon completamente novos! Note que “de Paldea”, “de Hisui”, “de Galar” ou “de Alola” faz parte do nome de um Pokémon. Isto significa que Clodsire de Paldea ex só pode evoluir de Wooper de Paldea, e não de Wooper, e Persian de Alola só pode evoluir de Meowth de Alola, e não de Meowth ou Meowth de Galar. Além disto, você pode ter até 4 Wooper e até 4 Wooper de Paldea no seu baralho, se desejar.
Fóssil, carta de Treinador (Fossil Trainer cards):
Um tipo especial de carta de Treinador que funciona como um Pokémon Básico quando colocado em jogo. Quando uma carta de treinador Fossil está em sua mão, baralho ou pilha de descarte, ela não é considerada um Pokémon Básico.
Veja também “Pokémon Restaurado”.
Fóssil Raro e Fóssil Não Identificado, carta de Treinador (Rare Fossil & Fossil Unidentified card):
As estranhas cartas de Item Fóssil Raro e Fóssil Não Identificado podem ser jogadas como Pokémon Básicos. Elas podem evoluir para qualquer Pokémon Fóssil que diga “Evolui de Fóssil Raro” ou “Evolui de Fóssil Não Identificado”, como Dracozolt ou Shieldon.
Veja também “Pokémon Restaurado”.
G
H
Habilidade (ou Ability):
Uma Habilidade é um efeito em um Pokémon que não é um ataque. Algumas se manterão ativas todo o tempo, enquanto outras você terá que escolher usar. Leia a descrição de cada Habilidade para ter certeza de entender exatamente como e quando ela funciona.
Hiperequipamento da Equipe Flare (Team Flare Hyper Gear):
São cartas especiais que você pode usar para atrapalhar os planos do seu oponente. São cartas de Ferramenta Pokémon que você liga aos Pokémon-EX do seu oponente. Elas têm um impacto negativo nesses Pokémon, fazendo com que seja mais difícil para que eles derrotem você. Note que se a carta for removida do Pokémon por qualquer razão, ela irá para a pilha de descarte do jogador que originalmente jogou a carta.
Possui a caixa de texto Ferramenta Pokémon F.
I
Item, carta de (Item card):
É um tipo de carta de Treinador. Siga as instruções na carta e então a descarte.
J
K
L
*ligar (ou Attach):
Quando você pega uma carta da sua mão e a coloca sobre um dos seus Pokémon em jogo.
M
marcador de Queimadura (Burn marker):
O que você coloca em um Pokémon para lembrá-lo é Queimado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou evoluído.
marcador de Veneno (Poison marker):
Objeto colocado em um Pokémon para lembrá-lo de que ele está envenenado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou evoluído.
marcador GX (GX marker):
Um objeto de lembrete às vezes incluído na cartela de contadores de dano. Quando você usar o seu ataque GX na partida, vire o seu marcador GX para baixo.
marcador V-ASTRO (VStar marker):
Um objeto de lembrete incluído em certos produtos. Quando você usar o seu Poder V-ASTRO na partida, vire o seu marcador V-ASTRO para baixo.
Máquina Técnica (ou Technical Machine):
É um tipo de carta de Treinador (Item ou Ferramenta Pokémon) especial que pode ser ligada a um Pokémon. Quando ligada, seu Pokémon pode usar o ataque da Máquina Técnica como se fosse dele. As cartas de Máquina Técnica permanecem ligadas, a menos que a descrição da carta diga o contrário.
morte súbita (Sudden Death):
Algumas vezes ambos os jogadores vencem ao mesmo tempo. Nesse caso, deve-se recorrer a uma partida rápida chamada “morte súbita” (com uma carta de Prêmio por jogador ao invés de 6).
N
Nocaute (Knocked Out):
Um Pokémon é Nocauteado se receber dano maior ou igual ao seu PS. Aquele Pokémon irá para a pilha de descarte junto com todas as cartas ligadas a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, pegue uma das suas cartas de Prêmio.
O
P
pilha de descarte (discard pile):
As cartas que você descartou. Estas cartas ficam sempre viradas para cima. Qualquer pessoa pode olhar para estas cartas a qualquer momento.
Poder V-ASTRO (VSTAR Power):
Um tipo poderoso de ataque ou Habilidade. Somente Pokémon V-ASTRO possuem um Poder V-ASTRO. Um jogador não pode usar mais de um Poder V-ASTRO em uma partida.
Poké-Body:
É o efeito que permanece ativo desde que o Pokémon entra em jogo até o Pokémon abandonar o jogo.
Poké-Power:
Um poder no Pokémon Ativo e no Banco que você deve escolher usar uma vez por turno. A maioria dos Poké-Powers são desativados se o Pokémon tem uma Condição Especial.
Pokémon-EX:
Os Pokémon-EX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem: quando o seu Pokémon-EX é Nocauteado, seu oponente pega duas cartas de Prêmio ao invés de uma.
Pokémon-GX:
Os Pokémon-GX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem: quando o seu Pokémon-GX é Nocauteado, seu oponente pega duas cartas de Prêmio ao invés de uma. Cada Pokémon-GX possui um ataque GX superpoderoso. Os Pokémon-GX podem aparecer em qualquer estágio de Evolução.
Pokémon:
Os personagens coloridos que batalham por você no jogo Pokémon Estampas Ilustradas. Eles são representados
no jogo por cartas de Pokémon Básico e de Evolução.
Pokémon Atacante (Attacking Pokémon):
O Pokémon Ativo ao atacar.
Pokémon Ativo (Active Pokémon):
É o seu Pokémon em jogo que não está no seu Banco. Somente o Pokémon Ativo pode usar um ataque.
Pokémon Bebê (Pokémon Baby):
É um tipo especial de carde de Pokémon básico, que pode evoluir para outros Pokémon. Se um Pokémon bebê evoluir para um Pokémon básico, o mesmo é tratado como uma evolução e não um card de Pokémon básico. Cards que fazem referências a Pokémon básicos também as fazem a esses cards.
Pokémon Básico, carta de (Basic Pokémon card):
Uma carta que você pode jogar diretamente da sua mão no seu turno. Consulte a seção “Evolução, carta de”.
Pokémon de Megaevolução (Mega Evolution Pokémon):
São um tipo muito poderoso de Pokémon-EX, mas que têm uma desvantagem: quando um dos seus Pokémon vira um Pokémon de Megaevolução, o seu turno termina.
Pokémon de tipo duplo (dual-type Pokémon):
Um Pokémon que possui dois tipos ao mesmo tempo.
Pokémon de Treinadores (Trainers’ Pokémon):
São Pokémon com os nomes de Treinadores em seus títulos, como “Sandshrew de Brock“. Um “Sandshrew” normal não pode evoluir para um “Sandslash de Brock“, e um “Sandshrew de Brock” não pode evoluir para um “Sandslash” normal. Isso acontece porque “Brock” faz parte do nome do Pokémon.
Pokémon Defensor (Defending Pokémon):
O Pokémon que recebe um ataque.
Pokémon evoluído (evolved Pokémon):
Um Pokémon em jogo que possui outro Pokémon sob ele.
Pokémon ex:
Os Pokémon ex são Pokémon poderosos, mas quando o seu Pokémon ex é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio. Pokémon ex e Pokémon-EX não são a mesma coisa.
Pokémon ex Tera (Tera Pokémon ex):
Pokémon ex Tera são como outros Pokémon ex, mas com um efeito adicional que os protege do dano de ataques enquanto estiverem no Banco. Quando seu Pokémon ex Tera é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio. Pokémon ex Tera são aqueles pokémon que sofreram a Terastalização, apelidado aqui como Tera.
Pokémon LENDA (Pokémon LEGEND):
São cartas duplas especiais que exibem poderosos Pokémon Lendários. Ambas as cartas devem ser jogadas juntas e ao mesmo tempo.
Pokémon Nív. X (Pokémon LV.X):
É uma versão mais forte de um Pokémon normal, que é colocada sobre um Pokémon normal do mesmo nome e que adiciona habilidades a mais ao Pokémon original.
Pokémon Power:
É uma habilidade especial que alguns Pokémon possuem. Os Pokémon Powers são divididos em duas categorias: Poké-Power e Poké-Body. Sempre incluem palavras como “Poké-Power” ou “Poké-Body”, então você sabe que não são ataques.
Pokémon Radiante (Radiant Pokémon):
Um Pokémon singular que tem uma coloração Brilhante especial e é sempre um Pokémon Básico. Você não pode ter mais de 1 Pokémon Radiante no seu baralho.
Pokémon Restaurado, carta de (Restored Pokémon card):
Uma carta que é jogada com a carta de Item Fóssil associada.
Pokémon SP:
É um Pokémon especial treinado por um Treinador determinado, com um símbolo no seu nome que mostra quem é o seu dono. A carta Zapdos é diferente de uma carta Zapdos porque Zapdos é um Pokémon da Equipe Galáctica e é parte do seu nome.
Pokémon V:
Os Pokémon V são Pokémon Básicos poderosos com mais PS e ataques mais fortes. Esses Pokémon incríveis causam um impacto enorme no jogo, mas trazem um risco: quando um dos seus Pokémon V é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio.
Pokémon VMAX:
os Pokémon VMAX podem elevar os seus Pokémon V a outro nível! Essas cartas incrivelmente poderosas contam com PS e ataques monstruosos, dignos desses Pokémon gigantescos! A maioria dos Pokémon VMAX tem 300 ou mais PS e é muito difícil derrubá-los em batalha. Mas todo esse poder traz um risco enorme: se o seu Pokémon VMAX for Nocauteado, seu oponente
pega 3 cartas de Prêmio.
Pokémon V-ASTRO (Pokémon VStar):
Pokémon V-ASTRO evoluem de Pokémon V e oferecem 2 cartas de Prêmio quando são Nocauteados. Cada Pokémon V-ASTRO conta com um Poder V-ASTRO especial.
Pokémon V-UNIÃO (Pokémon V-Union):
Um Pokémon enorme composto de quatro cartas diferentes. Para jogar um Pokémon V-UNIÃO, você deve colocar todas as quatro cartas da sua pilha de descarte no seu Banco ao
mesmo tempo.
Pokémon Restaurado, carta de (Restored Pokémon card):
Uma carta que você joga com a carta de item fóssil associada.
Pontos de Saúde (PS)/ Hit Points (HP):
Um número que todo Pokémon possui que assinala quanto dano pode receber antes de ser Nocauteado.
Pokémon Tool (Ferramenta Pokémon):
Um tipo especial de carta de Treinador (um Item) que você pode anexar ao seu Pokémon para ajudá-lo. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon anexada por vez.
Prêmio, cartas de (Prize cards):
São as 6 cartas que devem ser colocadas viradas para baixo enquanto os jogadores se preparam para jogar. Toda vez que um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 carta de Prêmio e a coloca na sua mão (ou 2 cartas de Prêmio no caso de Nocautear certos tipos de Pokémon, como um Pokémon ex). Você vence a partida quando conquista a sua última carta de Prêmio!
Q
R
Marco Regulatório (Regulation Mark):
Um símbolo de letra encontrado em cada carta que identifica se é legal usá-la em torneios. Marcas regulatórios foram introduzidas nas cartas a partir da série Sword & Shield.
Resistência (RESISTANCE):
Um Pokémon com Resistência sofre menos danos quando atacado por Pokémon de um determinado tipo. A quantidade de Resistência é impressa ao lado do(s) tipo(s) de Resistência que um Pokémon possui, se houver.
Recuo (Retreat):
É quando você troca o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémon no Banco. Para recuar, você deverá descartar a quantidade de Energia ligada ao Pokémon que está recuando que é igual à quantidade indicada no custo de Recuo do Pokémon. O custo de Recuo aparece no canto inferior direito da carta. Você só pode recuar uma vez por turno.
Reverter (Devolve):
Certas cartas podem reverter um Pokémon evoluído, que é o oposto de evoluir o seu Pokémon. Quando um Pokémon é revertido, ele também perde as suas Condições Especiais e quaisquer outros efeitos.
S
T
Traço Ancestral (Ancient Trait):
Os Traços Ancestrais são poderes especiais (como Ω-Barreira, α-Recuperação, θ-Max) que aparecem em certas cartas de
Pokémon logo abaixo do nome do Pokémon. Eles não são ataques ou Habilidades, então cartas que previnem que ataques ou Habilidades sejam usados não afetam os Traços Ancestrais.
Treinador, carta de (Trainer card):
São cartas especiais que são jogadas para obter vantagem na partida. São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então as descarta. Consulte as seções “Item, carta de”, “Estádio, carta de” e “Apoiador, carta de”.
U
Ultra Criaturas (Ultra Beasts):
As Ultracriaturas são criaturas misteriosas que podem aparecer como Pokémon-GX, que se destacam por sua cor carmim, bem diferente da cor azul típica das cartas GX. Algumas cartas têm efeitos que interagem especificamente com as Ultracriaturas, que podem ser identificadas por uma barra no canto superior direito da carta. Cada Ultracriatura tem um ataque que tem algo a ver com as cartas de Prêmio, então fique de olho nas formas interessantes como podem ser usados.
V
W
X
Y
Z
zona de jogo/ em jogo (in play):
As suas cartas estão em jogo quando estão na mesa. As cartas de Pokémon Básico, Evolução e Energia não podem ser usadas, a menos que estejam em jogo. O seu baralho, a sua pilha de descarte e as suas cartas de Prêmio não estão em jogo, mas os seus Pokémon no Banco estão.
Zona Perdida (Lost Zone):
As cartas enviadas para a Zona Perdida não poderão mais ser jogadas durante o jogo. Coloque-os virados para cima em qualquer lugar fora do jogo.
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