TCG: (ONDE COMEÇAR?)

ONDE COMEÇAR?

Encontre a sua Liga local

Encontre uma Liga perto de você e explore os recursos para lhe ajudar a se preparar para sua primeira sessão. A Liga é sobre aprendizado, então alguém sempre estará com tudo pronto para lhe mostrar como tudo funciona, independente do seu nível de experiência.

Sua comunidade Pokémon local está por aí, você só precisa encontrá-la. Use o Localizador de Eventos para encontrar uma loja de jogos perto de você e conferir os horários e os dias em que as Ligas são realizadas. Se você já tiver o seu próprio baralho, ótimo! Mas as Ligas normalmente têm cartas que iniciantes podem usar para começar. Você vai ver que a maioria dos Treinadores mal podem esperar para ajudar Treinadores que precisam de ajuda.

Uma imagem de como funciona o Localizador de Eventos. Com uma pequena busca na parte da lupa, você encontrará as lojas que vendem produtos pokémon, assim como os locais onde você pode encontrar jogadores de pokémon TCG (ou de videogame e pokémon GO também) para interagir e começar a aprender a jogar! Uma ferramenta muito útil! 

Não deixe de conferir mais informações no site oficial Pokémon, assim como criar seu próprio registro de Treinador de Pokémon no site! Participe do Play! Pokémon, clique para saber mais!

MAS, O QUE PRECISA PARA COMEÇAR A JOGAR?

O que precisa?

Tanto você, como o seu oponente precisarão de baralhos próprios, cada um com *60 cartas, uma moeda para tirar “cara ou coroa”, e alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causada aos seus Pokémons.

(*Existem produtos com baralhos com 40 ou 20 cartas)

Exemplo de como é um conjunto de baralho de jogo Japonês (o verso colorido é exclusivo de cartas japonesas), com Arena de Batalha, Moeda de Jogo, Contadores de Dano e marcador Envenenado e Queimado. 

Você pode, por exemplo, usar marcadores de duas cores diferentes, uma valendo 30 pontos de dano e a outra 10. Também é permitido substituir utilizar conjunto de dados para jogar “Cara-ou-Coroa” de moeda e para Contar o dano em seus Pokémon.

  1. Para usar dados para rolar “Cara-ou-Coroa” os dados necessitam ser translúcidos (ou transparentes), possuir 6 lados e ser grande o suficiente para ser lido por ambos os jogadores. Geralmente o número Par (ou resultado 2, 4 e 6 do dado) = Cara e Ímpar (ou resultado 1, 3 e 5 do dado) = Coroa;
  2. Os dados são melhores por serem mais fáceis de virar e de contar. Usado para contador de dano, 1 é 10 de dano e você pode usar d6 mas os dados de outros tamanhos podem ser usados quando os dois jogadores concordam.

Para adquirir produtos Pokémon (baralhos para jogar, pacotes de booster de cartas) você poderá procurar pelas lojas de brinquedos, lojas de jogos, em livrarias especializadas. Para saber mais sobre os produtos, aqui temos um link do Guia de Produtos de Pokémon TCG do site oficial Pokémon! Caso queira participar de uma comunidade, existe um localizador de Ligas de Pokémon também!

Como joga?

Você e o seu oponente jogam em turnos alternados, usando as cartas nas mãos. Algumas destas cartas serão de Pokémons Básicos, outros serão cartas de Evolução que podem transformá-los em Pokémons maiores e mais fortes e outros ainda, cartas de Energia que ajudam os Pokémons a lutar. Você também pode usar as cartas de Treinador – cartas que auxiliam você em vários efeitos diversos que te auxiliam na batalha.

Você pode ter vários Pokémons na mesa ao mesmo tempo, mas apenas um deles (chamado o seu “Pokémon Ativo“) estará lutando para você, de cada vez. Os demais estarão sentados no seu Banco de Reservas, no caso de você precisar deles para lutar. A cada turno, você terá uma chance de atacar com o seu Pokémon Ativo, o que, ou causará dano ao Pokémon Ativo do seu oponente (que durante o seu ataque é chamado de “Pokémon Defensor“), ou causará efeitos como Adormecido, Confuso, Envenenado, Queimado ou Paralisado. Se o seu ataque provoca dano o suficiente para Nocautear o Pokémon Defensor, você escolhe um dos seus 6 Prêmios para a sua mão. Quando você receber o seu sexto Prêmio (ou seja, quando você tiver Nocauteado 6 Pokémons do seu oponente), você vence a batalha!

Como vencer?

No Pokémon, você pode vencer de três maneiras diferentes:

  1. No começo da partida, você separa 6 cartas de seu baralho e eles contam como Prêmios. Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 dos seus Prêmios e põe na sua mão. Quando você tiver recebido todos os seus 6 Prêmios, você vence a partida (você irá vencer a maioria delas assim)!
  2. Você também vence se o seu oponente não tiver mais Pokémons para continuar a lutar contra os seus Pokémons (por mais que você ainda possua muitos Prêmios antes de pegar todos).
  3. Você vence se, no início do turno do seu oponente, o baralho dele(a) não tiver mais cartas para que ele possa começar a jogar o turno dele.

Quais são as cartas do jogo?

Existem 3 tipos de cartas no Pokémon Estampas Ilustradas:

  • As Cartas de Pokémons, já que eles serão as cartas principais do baralho! Elas existem em forma de Pokémon Básicos, os de Estágio 1 e Estágio 2. Os Pokémon Básicos são importantes, pois eles lutam para você, a cada turno, contra os Pokémons do seu oponente. Pokémon de Estágio 1 e Estágio 2 também são conhecidos como cartas de Evolução e serão colocados sobre as suas cartas de Pokémons Básicos (ou, sobre outras cartas de Evolução). Eles fazem com que os seus Pokémons evoluam, se tornem maiores e mais poderosos!

  • As Cartas de Energia que serão ligados aos seus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam para usar seus ataques. O tipo de energia usado pelo Pokémon deve corresponder com o tipo de energia que se pede no ataque. E também, todo tipo de energia poderá ser usado no lugar de uma energia Incolor  (Colorless).

Aqui um exemplo das energias dos pokémon iniciais: Grama, Fogo e Água!
  • As Cartas de Treinador que te darão diversos tipos de vantagens contra seu oponente. Estas cartas representam os Itens, os Apoiadores, os Estádios e as Ferramentas Pokémon que um Treinador pode utilizar em uma batalha. O subtipo específico de Treinador pode ser visto no canto superior esquerdo de cada carta, e quaisquer regras especiais para esse subtipo podem ser vistas na parte inferior da carta. Falarei deles logo adiante.

As Cartas de Item é um dos tipos de cartas de Treinador. São as mais práticas e não existem restrições ao uso delas. Podem ser usadas sempre que possível em seu turno, siga as instruções da carta e então a descarte.

As Cartas de Apoiador são semelhantes aos Treinadores que te auxiliam na jornada, mas você pode jogar apenas um por turno. Possuem os efeitos mais fortes como comprar mais cartas na sua mão ou buscar recursos no baralho.

As Cartas de Estádio representam arenas de batalhas especiais, mantidas até que outro carta de Estádio seja jogado. Tanto você quanto o adversário podem usar os efeitos do Estádio em jogo. Você pode apenas colocar uma carta de Estádio por turno. (E não pode jogar a carta Estádio que possua o mesmo nome daquela que está em campo)

As Cartas de Ferramenta Pokémon é um tipo especial de carta de Treinador, semelhante a uma carta de Item, mas que é ligada a um Pokémon ao ser jogada. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon ligada a ele por vez. (Salvo as exceções de algumas cartas que orientam descartar após o uso do efeito da Ferramenta Pokémon)

As Informações dos Pokémon

+ Nome da carta
+ Estágio de Evolução (ou Pokémon Básico)
+ Pokémon do Qual Evolui
+ PS (ou Pontos de Saúde)
+ Tipo do Pokémon (ou Tipo Incolor)
+ Código da Expansão
+ Número da Carta da Expansão

Informações dos Treinadores

+ Nome da Carta
+ Tipo de Treinador
+ Tipo da Carta
+ Descrição da Carta
+ Regra de Treinador

Informações das Energias

+ Símbolo de Energia
+ Número da Carta

Também possuimos Cartas de Energias Especiais com diversos tipos de efeitos diferentes. Esta é a Energia Especial Energia Terapêutica, pesquisado dentro do Arquivo de Cartas, no site oficial Pokémon.

Legenda dos Símbolos de Energia (em texto)

{G} Grass (Grass) Planta
{R} Fire (fiRe ou Red) Fogo
{W} Water (Water) Água
{L} Lightning (Lightning)  Raios
{P} Psychic (Psychic) Psíquica
{F} Fighting (Fighting) Luta
{D} Darkness (Darkness) Escuridão
{M} Metal (Metal) Metal
{N} Dragon (dragoN) Dragão
{Y} Fairy (fairY) Fada
{o} Colorless (CoLORLESS) Incolor

Símbolos de Energia

Embora exista a Energia Básica Fada, elas desaparecem durante o bloco Espada e Escudo, por conta disso, os Pokémon Fada são associados com o tipo Psíquico.

(Clique aqui, para entrar no Livro de Regras ptbr de Pokémon Estampas Ilustradas)

A próxima página, adentraremos numa batalha, não perca tempo e vamos para a batalha Pokémon!