Detonado Pok�mon Ranger: Guardian Signs

Pr�logo

O jogo j� come�a com uma a��o. Voc� ver� duas pessoas voando no c�u e perseguindo um Latios/Latias (depende se voc� est� jogando como menino ou menina). Voc� est� voando em um Staraptor e est� ali para salvar Latios/Latias. Os bandidos te atacar�o com um Pidgey. Capture o pok�mon e voc� ter� conseguido tempo o suficiente para Latios/Latias escapar. Neste momento, os bandidos ir�o disparar alguns lasers, movimente-se para se esquivar deles. Um outro Pok�mon Ranger ir� aparecer tamb�m, bem como um dos sub-l�deres dos bandidos. Ele ir� atacar este Ranger que acaba de chegar e voc� se jogar� na frente para proteg�-lo. Ao cair no oceano, persiga um Mantyke e recupere seu Capture Styler.

A cena ir� mudar para uma ilha. Os bandidos s�o conhecidos como Pok�mon Pinchers e est�o capturando os pok�mons daqui atrav�s de aparelhos chamados Control Gauntlets. Voc� ver� uma lembran�a de quando estava na Ranger Union recebendo uma miss�o do prof� Hastings para vir at� Oblivia para investigar a a��o dos Pinchers. O outro Ranger que veio com voc� nessa miss�o era Ben/Summer. Quando acordar, voc� ver� que foi arrastado at� a Dolce Island. Siga ao norte e encontre o Ukulele Pichu. Ele ir� atacar, trate de captur�-lo. Voc� ir� conhecer Booker, que ir� lhe explicar o que aconteceu na ilha. Capture os pok�mons que encontrar pelo caminho. Voc� achar� um tronco fechando a passagem, use o Field Move de Bulbasaur ou Sunkern para remov�-lo do caminho. V� andando at� chegar numa praia. Ajude Booker a descer o seu barco para o mar, use o Field Move de Ursaring para isso. Quando forem embarcar, Pichu vir� com voc�s. Siga para a Renbow island.

Miss�o: Expulsar os Pinchers do bosque

Siga ao norte de Cocona Village e vire � esquerda para chegar na Teakwood Forest. Os pok�mons da �rea est�o assustados. V� para o norte para encontrar um Pincher. Capture Hoothoot e Stantler no caminho. Hoothoots s�o bons para remover os peda�os de tronco pelo caminho. Ao norte, voc� ver� alguns Pinchers guardando a entrada de uma caverna. O Ukulele Pichu vir� para dar uma dura neles. Voc� ter� que lutar contra um Buizel e um Croagunk. Os Pinchers ir�o fugir, salve e entre na caverna. L� dentro, pegue um Koffing, use o Move Field dele para remover uma pedra do caminho e siga para a direita. Voc� ver� uma dupla de Pinchers removendo alguma coisa de uma placa de pedra. Pichu ir� confront�-los, mas eles ir�o empurr�-lo, quebrando o ukulele do pobre pok�mon. Em seguida, voc� ter� que derrotar o Cranidos que um dos Pinchers usar� contra voc�. Derrote-o, use a Pok� Assist de alguns de seus pok�mons se quiser, e com isso ter� cumprido sua miss�o.

Os Pinchers fugir�o e voc� poder� sair. Antes de sair, capture Cranidos novamente. Do lado de fora, haver� uma pedra que pode ser quebrada com o Field Move de Cranidos. Siga para a casa de Booker e voc� ver� Pichu e seu ukulele quebrado. Booker ir� lhe dar uma quest. Voc� dever� voltar para a primeira �rea da Dolce Island e pegar o material necess�rio para reparar o ukulele dentro de uma �rvore. Nick, o aprendiz de Booker, ir� com voc�. Enfrente 6 Sunkern para pegar o material. Volte e entregue para Booker. Depois de falar com Booker, saia e v� para o norte. Voc� encontrar� Celebi. Capture-o e ele far� uma r�pida viagem no tempo. Se quiser fazer mais quests, tem um velho logo aqui que quer que voc� destrua uma cerca ao sul da floresta, que pode ser feito com um Zubat da caverna. H� uma menina � direita da vila que pede para que lhe traga um Pachirisu. H� tamb�m um homem que precisa que v� olhar uma pedra clara dentro da caverna, voc� dever� capturar um Marill e molhar a pedra para enfrentar Geodude. Quando for voltar para ver Booker, o ukulele j� estar� consertado. Pichu decide se tornar seu parceiro pok�mon para poder salvar seus amigos. Saia pela direita e entre na Lapras Beach.

Miss�o: Salvamento do OVNI submerso

Encontre um Lapras na praia e capture-o. Fale com Nixie para que voc� siga para a �gua. Sua miss�o � encontrar um OVNI (aquele objeto voador utilizado pelos Pinchers) que est� submerso. Mergulhe na �gua e capture Chinchou. Assim que encontrar o OVNI, voc� ver� que n�o � poss�vel se aproximar pois h� uma forte correnteza em seu caminho. Capture um Corsola e fa�a com que ele derrube a pedra em cima do lugar de onde est� vindo a correnteza. Um Clamperl e um Horsea ir�o se mostrar para uma batalha. Depois, um Kingdra vir� e levar� o OVNI. Voc� dever� persegui-lo assim como fez com Mantyke no in�cio do jogo. Quando alcan��-lo, chegar� numa �rea escura que apenas � iluminada por um Chinchou. Quanto mais Chinchous tiver, maior ser� seu campo de vis�o. Cuidado com os Sharpedos, que est�o � espreita para atacar. Quando encontrar o OVNI, 2 Sharpedos atacar�o, defendendo seu territ�rio. Capture-os e volte para a praia. Nema se encarregar� de analisar o OVNI. Fa�a a sua coreografia de miss�o cumprida e ajude Nema a levar o OVNI para a casa dela.

Aqui na Lapras Beach h� uma quest sobre um homem que fisgou um peixe e o perdeu, basta mergulhar e achar o Luvdisc que ele fisgou para fazer a quest. Quando estiver pronto, siga pela direita da praia. Voc� encontrar� um par de Pinchers com Eevee e Piplup. Afugente eles e siga at� a casa de Nema. A casa dela estar� pegando fogo. Pegue um Totodile aqui e use-o para apagar o fogo. N�o ir� funcionar, ser� preciso de mais pok�mons para apagar o inc�ndio. Volte para a praia e pegue 2 Buizel em seu caminho. Haver� uma pedra aqui que pode ser quebrada com um Aipom. Ao quebr�-la, voc� poder� capturar um Shellos. Volte e use os 2 Buizel e o Shellos para apagar o inc�ndio. Entre e permita que Nema mexa em seu styler. Agora poder� finalmente subir o n�vel de seu styler utilizando os Ranger Points que voc� ganha ao completar miss�es e quests.

Saia pela esquerda do local e entre na Latolato Trail. No caminho, voc� enfrentar� alguns Pichers. Um deles ter� Ivysaur. Outro, um Wobbuffet. Capture um Electrike que achar na ponte. Quando chegar na Wireless Tower, voc� ver� Rand, o pai de Nema, sendo atacado por um trio de Pinchers. Enfrente Gligar, Aipom e Skuntank e espante os Pinchers. Rand � um Ranger local e Leanne, a m�e de Nema, uma arque�loga. Rand dir� que est� h� algum tempo sem se comunicar com a Ranger Union e pedir� sua ajuda para a pr�xima miss�o.

Miss�o: Liberar a Wireless Tower

Dirija-se com Rand para a Wireless Tower. Capture um Gligar e fa�a-o cortar a barreira que est� bloqueando a passagem. Ao passar por ela, voc� encontrar� os Pok�mon Pinchers. Um deles usar� um Pichu contra voc�. Esse Pichu era um dos amigos do Ukulele Pichu. Liberte-o dos bandidos. Suba e estar� numa �rea com algumas pontes eletrificadas. A corrente de eletricidade dessas pontes fica cessando durante alguns instantes, � nesse momento que voc� deve passar, para n�o ser eletrocutado. Capture um Gligar por aqui e fa�a-o destruir a pr�xima barreira. Voc� precisar� capturar um Elekid tamb�m, para abrir um port�o no andar de cima. Passando por ela, derrote 2 Aron e 1 Lairon dos Pok�mon Pinchers. Use as Pok� Assist dos pok�mons que capturou pelas redondezas para ajud�-lo.

No pr�ximo andar voc� precisar� tomar um pouco mais de cuidado, pois tem uma forte ventania que pode te arrastar. No pr�ximo andar haver� uma parede de concreto que voc� poder� derrubar com a ajuda de 2 Hitmonchan. Antes de continuar, recomendo que capture um ou dois Gligar. No andar de cima, voc� ver� um dos sub-l�deres dos Pinchers. Raikou aparecer� e destruir� a antena da Wireless Tower. Voc� ter� que capturar Raikou. As Pok� Assists de Gligar poder�o ajud�-lo. Quando conseguir captur�-lo, voc� vai ver um sinal luminoso. Sua miss�o est� conclu�da.


Des�a e encontre dois dos Pinchers, que ir�o fugir. Voc� dever� segui-los. Passe por uma �rea com alguns pok�mons at� chegar a uma ponte. L� voc� encontrar� aquele que havia desaparecido com Ben/Summer na introdu��o do jogo. Ele ir� lan�ar alguns Voltorbs e destruir� a ponte, te incapacitando de prosseguir. Agora voc� tem um pouco de tempo livre. Caso queira fazer alguma quest que tenha perdido, fique � vontade. V� at� a casa de Booker e conte a ele o que houve com a ponte. Nick ir� dar um upgrade no ukulele de seu Pichu. Volte para a casa de Nema depois disso. Celebi voltar� a aparecer e far� outra breve viagem no tempo. Quando voltar, Nema ir� te chamar. Leanne fez algumas pesquisas sobre o sinal que voc� viu. Nema far� um ajuste em seu styler e voc� aprender� a invocar Raikou com o sinal que tinha visto. Com Raikou, voc� ser� capaz de pular para o outro lado da ponte que se quebrou. Fa�a isso e voc� ter� chegado na Tilt Village. Des�a para o porto e veja o barco de Murph. Fale com o velho logo � direita para irmos para a pr�xima miss�o.

Miss�o: Investigar a Old Mansion

Saia pela direita de Tilt Village se siga para ao norte at� chegar em alguns port�es. Pichu ir� indicar um caminho, siga por ele. Voc� dever� atravessar esta �rea permanecendo fora do alcance de vis�o dos Dusclops. Caso queira captur�-los, dever� aproximar-se deles por tr�s. V� seguindo at� chegar na mans�o. Salve, capture alguns pok�mons como Noctowl se quiser e entre na mans�o. Ao entrar l�, voc� ser� encurralado por 3 Misdreavus. A Pok� Assist de Dusclops pode ajudar, caso tenha capturado um. Continue pela esquerda, capture alguns Mightyena e siga ao norte, entrando numa sala com Gastly. Entre na sala de jantar e veja os pratos flutuarem. Murph sair� correndo de medo. Se esquive dos pratos voadores e capture Golbat, iremos precisar dele. Tem um Vulpix tamb�m para ser capturado na pr�xima sala. Saia pelo lado direito ao sul do corredor e use o Vulpix para limpar as teias de aranha. Encontre mais alguns Golbats aqui, com eles teremos poder necess�rio para remover o arm�rio numa das salas anteriores. Use um deles para remover o cercado ao sul da sala e dois deles para remover aquele arm�rio. Recomendo que volte e capture Vulpix novamente antes de continuar.

Removido o arm�rio, v� at� a estante de livros e abra uma passagem secreta. Junte-se a Murph novamente e v� ao encontro dos Pok�mon Pinchers, que lutar�o com Chikorita e Bayleef. Se voc� pegou o Noctowl antes de entrar, � uma boa hora de usar sua Pok� Assist. Capture-os e em seguida ter� que enfrentar Meganium, o mais indicado para se usar a Pok� Assist de Vulpix. Ele pertence a Blue Eyes, a sub-l�der dos Pinchers que encontramos na Wireless Tower. Ela menciona que Red Eyes, o outro sub-l�der que encontramos, havia pedido para tomar cuidado com voc�. Enfim, derrote Meganium e Pichu ir� chocar a Blue Eyes. Os capangas ir�o fugir, mas Murph cuidar� de levar Blue Eyes. Ele encontrar� o livro que estavam procurando tamb�m e completar� a miss�o.


Ap�s isso, voc� pode voltar para Tilt Village. Ao sair, Celebi far� outra apari��o e te puxar� mais uma vez ao passado. Voc� encontrar� os amigos que voc� conheceu nas �ltimas viagens no tempo sendo atacados por um Steelhead. Capture o Piplup dele para salv�-los. Piplup ser� seu parceiro sempre que Celebi aparecer e te levar ao passado, uma vez que Pichu nunca consegue vir junto. Encontre Murph mais uma vez do lado de fora. Retorne para a casa de Rand na Renbow Island e entregue o livro para Leanne. Rand pedir� que leve uma mensagem para Murph. Ent�o, volte ao porto da Tilt Village para fazer isso.

No caminho haver� uma quest interessante para fazer. Um homem ir� mandar que v� at� o Mt. Latolato. L� voc� enfrentar� alguns Gravelers e Woopers (caso queira, leve algu�m com Pok� Assist de planta). Ap�s isso, voc� ser� capaz de invocar Graveler quando quiser atrav�s de um sinal, da mesma forma que Raikou. Encontre Murph ao sul da Tilt Village e entregue-lhe a mensagem de Rand. Red Eyes ir� aparecer e far� a voc�s uma proposta. Ele pedir� que devolvam Blue Eyes em troca de Ben/Summer. Voc� dever� lev�-la at� a Daybreak Ruins. Saia pela direita e prossiga at� enfrentar alguns Pinchers com Ambipom e Quilava. Algumas rochas est�o barrando a passagem � direita, continue pelo norte e salve. Ao chegar na caverna, voc� come�ar� uma nova miss�o.

Miss�o: Resgatar Ben/Summer

Mostre a sua coreografia de Ranger para Blue Eyes. Siga e enfrente os Pichers com 2 Pichus, amigos do Ukulele Pichu. Voc� ver� uma bola de cristal em cima de um pilar. Use o Field Move de um Kirlia ou um Natu nela e um raio de luz ir� abrir uma passagem � direita. No entanto, entre na passagem � esquerda e ative a outra bola de cristal daqui. Volte para a passagem da direita, ajeite os espelhos e fa�a o raio de luz abrir outra passagem. Siga por ela e suba as escadas. Voc� lutar� com o Xatu de um dos Pinchers. Passe por eles e capture uns dois Quilava pelo caminho. Enfrente mais Pinchers com Sableye, Bibarel e Bronzor. Capture um Mankey. Na pr�xima sala, use o Field Move dos Quilavas para desbloquear o caminho.

Agora temos uma parte mais complicada. Use os pok�mons ps�quicos em duas bolas de cristal que temos aqui. A sala tem um complexo sistema de espelhos que voc� deve endireitar para que o raio de luz chegue at� a bola de cristal central que abrir� uma nova passagem. Haver� um pilar atrapalhando o caminho de um raio de luz, mas ele pode ser removido com Mankey. Quando conseguir abrir a passagem, salve e prepare-se para uma batalha contra Entei. Recomento que capture um ou mais Bibarel antes de continuar, devido a Pok� Assist deles ser boa contra Entei. Ap�s captur�-lo, registre o sinal de Entei em seu styler, para que assim ele possa ser invocado sempre que precisar. Ele � capaz de estra�alhar pedras como aquela que quebrou antes de sua batalha com ele.


Red Eyes ir� chegar e libertar� Ben/Summer em troca de Blue Eyes. Ele far� uma explos�o com alguns Electrodes, interditando o caminho de volta. Repare que, � esquerda do lugar, existem aquelas pedras que Entei pode estra�alhar. Invoque Entei e passe por elas. Voc� ir� notar que podemos fazer algumas quests agora e conseguir alguns Ranger Points com elas. O rapaz daqui quer que voc� acalme os Jumpluffs agitados logo acima do local. Voc� aprender� o sinal de invocar Jumpluff depois disso. Encontre-se com Murph na Tilt Village e ele dir� que Booker j� consertou a ponte. Voc� pode obter uma outra quest aqui. Nesta voc� ter� que andar ao redor do local e estra�alhar pedras com a ajuda de Entei. Na ponte voc� pode conseguir uma quest onde � preciso ir a Cocona Village pegar uma medicina. Em Cocona Village voc� pode conseguir um outra quest com um garotinho para salvar os Bidoof na caverna. Um velho lhe dar� uma quest para perseguir alguns Starly. O casal de velhos numa casa dar� uma quest de ir at� a Wireless Tower e encontrar uma pessoa. E na Wireless Tower haver� ainda uma outra para que enfrente alguns Pidgey.

Quando voc� estiver pronto para seguir em frente, fale com Rand na casa dele e depois siga para a caverna no meio da Tilt Village.

Miss�o: Impedir a opera��o da Blue Eyes

Ao atravessar a caverna, voc� ver� dois Pinchers que ir�o fugir. Invoque Entei e siga pela direita, estra�alhando as pedras que estiverem em seu caminho. Em um certo ponto haver� um penhasco, troque para Raikou e use ele para pular. Salve o jogo e pule no submarino dos Pinchers. L� dentro, capture Gligar e Sandslash. Siga pelo norte e voc� passar� por um labirinto de caixas. Capture 2 Luxio, volte e siga pelo sul. Utilize os Luxios para abrir o port�o. Ao passar, voc� encontrar� os Pok�mon Pinchers e enfrentar� 3 Gible e 3 Makuhita. Ap�s a luta, siga � direita e voc� encontrar� uma jaula. Use Gligar e Sandslash para libertar os pok�mons amigos do Ukulele Pichu e Staraptor, o parceiro de Ben/Summer. Feito isso, retorne e siga pela direita. Os Pinchers colocar�o alguns pok�mons para rondar pelas pr�ximas salas, mas nada muito dif�cil.


Capture Makuhita em seu caminho. Voc� ter� que lutar contra 2 Rampardos e a Pok� Assist dele pode ajudar. Salve o jogo e continue. Voc� ter� que enfrentar Totodile e Croconaw de uma dupla de Pinchers e o Feraligatr de Blue Eyes. Ao derrot�-los, eles ir�o afundar o submarino. Voc� dever� ir escalando uma parede para escapar. Desvie dos obst�culos que estiverem no caminho. V� pegando os Pichus que encontrar, eles s�o mais amigos do Ukulele Pichu. Capture um Furret, ele ajudar� a remover um objeto do caminho. Continue seguindo com cautela at� conseguir sair, terminando a miss�o. Voc� ser� resgatado por Murph. Ele ir� dizer que a embarca��o foi danificada.


Se quiser, poderemos fazer algumas quests. Uma mulher no meio da Tilt Village ir� mandar para que traga o seu filho de volta da Daybreak Ruins. Tamb�m na Tilt Village, haver� uma velha que mandar� destruir as jaulas que existem na ilha (uma ao norte da Noir Forest, outra � direita das Daybreak Ruins e a outra no Dangerous Cliff, passando uma caverna). Uma menina na praia ao sul da casa de Rand ir� pedir que capture alguns pok�mons agitados na Latolato trail. Quando voc� estiver pronto para continuar com a hist�ria, volte para a casa de Rand e fale com ele. Em seguida, v� para a casa de Booker e pe�a para que ele v� consertar a embarca��o de Murph. Ele ir� fazer um novo upgrade no ukulele de Pichu. Pegue o barco do lado de fora e siga de volta a Dolce Island. Devolva os Pichus que voc� resgatou para a ilha. O Ukulele Pichu, apesar de ter conseguido resgatar seus amigos de volta, decidir� continuar com voc� como seu parceiro. Volte para a Tilt Village.

Miss�o: Proteger Moltres

Quando chegar no porto, Booker j� ter� consertado a embarca��o e voc� poder� seguir para o Faldera Volcano. Ao chegar l�, os Pinchers ir�o atacar com Phanpy e Torchic. Passe por eles e voc� ver� a lava do vulc�o escorrendo. Capture Phanpy para que ele possa empurrar a rocha que temos aqui e bloquear a sa�da de lava. Capture Donphan e prossiga. Use o Donphan para empurrar uma pedra maior para o outro c�rrego de lava. Na pr�xima �rea voc� encontrar� alguns Charmeleons agitados, � poss�vel evit�-los se voc� for �gil. Mais adiante teremos alguns Numel. Passe por eles e enfrente um par de Pinchers com Charmeleon e Numel. Voc� poder� salvar e recarregar numa casa aqui. Pegue um Shelgon na pr�xima �rea e use seu Move Field para empurrar uma pedra e fazer uma ponte sobre a lava. Voc� ir� precisar ter 3 Shelgon, quando conseguir, volte para empurrar a pedra maior e fazer uma nova ponte.

Ao continuar, dois Pinchers aparecer�o com Torchic e Combusken. Passe por eles e estar� numa �rea com 3 sa�das, apenas uma delas est� acess�vel. Capture 2 Gastrodons, volte e utilize-os para apagar a pedra flamejantes. Fa�a o mesmo com Primeape ou Pupitar para que ele possa destru�-la. Voc� ir� enfrentar o Tyranitar de um Pincher na sequ�ncia, se achar necess�rio, Gastrodon possui uma boa Pok� Assist para ser utilizada contra ele. Logo � frente, ver� Red Eyes ir por uma passagem secreta desenhando o sinal de Entei. Fa�a o mesmo e encontre Moltres. Dois Pinchers v�o tentar te deter com 2 Scyther. Ap�s a batalha, Red Eyes vai libertar Moltres e fugir. Ben/Summer ir� chamar Staraptor para que voc� possa ir atr�s deles.

Asim como no come�o do jogo, voc� enfrentar� os Pinchers no c�u. Eles v�o disparar v�rios lasers, fique esperto e movimente-se para se esquivar deles. Enfrente um trio de Hoothoot e Noctowl. Desvie de mais alguns disparos e enfrente 4 Pidgey e Pidgeotto. Ent�o ser� a vez de Red Eyes disparar alguns lasers e te enfrentar com Charizard. Boa sorte para captur�-lo. Ap�s a batalha, voc� descobrir� que os Pinchers est�o atr�s de Articuno tamb�m. Red Eyes ir� escapar, Staraptor te levar� de volta � embarca��o de Murph e a miss�o estar� finalizada. Retorne para a casa de Rand e voc� ter� que ir com ele at� um casar�o logo � esquerda daquela ponte. L� dentro, derrote um Pincher que tem um Ledian. Ap�s uma breve luta, voc� pode quebrar a jaula. Ivysaur e Pelipper que temos do lado de fora poder�o ajudar. Sair�o v�rios Staraptors dela, permitindo agora que voc� possa voar pela regi�o de Oblivia. Volte para a casa de Rand e junte-se a Ben/Summer para ir at� Sophian Island para achar a loja do tapete de Articuno. Saia, capture Staraptor e voe para l�.

Enquanto voa, � poss�vel encontrar pok�mons pelo caminho. Voc� ver� os Pinchers perseguindo Latios/Latias, como no in�cio do jogo. Derrote 3 Wingull e Pelipper. Quando chegar em terra, conhe�a Sapurna e seus pok�mons voadores. Capture alguns pok�mons se quiser e v� para a loja � esquerda do Aqua Resort. Ap�s isso, saia pelo norte. Siga pela esquerda e use Raikou para pular o rio. Tem uma quest bem r�pida que voc� pode fazer aqui, basta capturar um Hitmontop. Continue at� chegar a um local chuvoso.

Miss�o: Acalmar a ira de Suicune

Voc� vai aprender que � poss�vel usar o rugido de Raikou ou Entei para revelar pok�mons escondidos. Use Raikou para saltar pelo rio e use um rugido para obter o Grotle escondido. Encontre uma parede de pedra e derrube-a. Ao passar por ela, teremos dois Pinchers com Dodrio e Yanmega. Continue pela direita e use Raikou para saltar sobre a �gua. Entre nas ru�nas e salve. Voc� ter� que fazer um mergulho aqui. Deixe Pichu com Ben/Summer e mergulhe. Os pok�mons que voc� capturou da �ltima vez que esteve debaixo d��gua e n�o libertou estar�o te esperando para te acompanhar novamente. Os Pinchers ir�o bloquear o caminho. Capture 2 Huntail para quebrar uma coluna ao norte do lugar. Capture 2 Gorebyss para desbloquear o caminho. Salve e continue. Voc� dever� perseguir os Pinchers assim como fez com Mantyke e Kingdra das outras vezes. Quando alcan��-los, derrote Seadra e Relicanth.


Quando sair, volte para a cidade para encontrar-se novamente com os Pinchers. Capture Ludiculo no caminho, precisaremos de sua Pok� Assist na pr�xima batalha. � preciso que voc� capture Suicune, boa sorte! Ap�s a batalha, registre o sinal de Suicune em seu styler. A habilidade dele � andar sobre as �guas, que � bem �til numa �rea como a que estamos. Weber, o dono da loja do tapete de Articuno, ir� gritar por socorro atr�s do muro, invoque Suicune e v� resgat�-lo, encerrando sua miss�o. Na loja de Weber voc� ficar� sabendo que o tapete � feito de l� de Mareep. Pichu ir� se irritar, pensando que maltrataram o pok�mon e dar� um choque. Como � l� de Mareep, vai reagir com a eletricidade e revelar uma escrita antiga. Leanne, que veio de carona com Murph, ir� decifrar a escrita. Saia e voc� ver� Arley, Hocus, Kasa e Edward do lado de fora, algumas pessoas que voc� conheceu durante o jogo. N�o t�m nada de importante agora, mas fique de olho aberto nesses caras. Siga pelo norte e siga para o Mt. Sorbet.


Miss�o: A persegui��o de Red Eyes

Entre na caverna. Voc� ver� alguns Pok�mon Pinchers causando uma avalanche. Para se safar das avalanches, v� subindo e se protegendo por detr�s dos pilares. Mais adiante encontraremos mais alguns Pinchers, que atacar�o com Snover, Snubbull e Smoochum. Passando por eles, voc� ter� que encarar mais uma s�rie de avalanches. Em seguida, teremos mais alguns Pinchers, esses usar�o Empoleon, Sneasel e Raichu. Voc� ver� duas cavernas ao norte desta parte. Antes de mais nada, capture Lopunny do lado de fora. Entre na caverna da direita e pegue 2 Monfernos. Volte e entre na da esquerda e use os Monfernos para derreter o gelo que bloqueia o caminho. Ent�o, use Lopunny para esmagar a rocha. Capture Empoleon, vai ser de grande ajuda. Passe por alguns corredores e encontrar� os Pinchers de novo. Derrote Infernape e Glaceon e prossiga.


Salve o jogo e desenhe o sinal de Suicune para continuar. Red Eyes ir� libertar Articuno. Derrote o Typhlosion dele, a Pok� Assist de Empoleon pode facilitar as coisas. Ap�s a luta, sua miss�o estar� acabada. Saia, capture Staraptor e voe de volta para a casa de Rand. Enquanto n�o come�a a sua pr�xima miss�o, voc� poder� encontrar algumas quests pelo caminho, caso esteja interessado em alguns Ranger Points. Enfim, na casa de Rand voc� ser� chamado para ir a Cocona Village. Participe do Rainbow Festival junto a Ben/Summer. Nick far� mais um upgrade no ukulele de Pichu. Quando estiver pronto, retorne � casa de Rand. Voc� vai encontr�-lo inconsciente no ch�o. Os Pinchers sequestraram Leanne e Nema, logo, voc� e Ben/Summer ter�o que ir resgat�-las. Voe para Sophian Island e siga para o norte do Aqua Resort. Invoque Suicune e ande pela �gua, desviando dos Carvanhas. Siga e ir� achar uma cachoeira.

Miss�o: Resgatar Nema e Leanne!

Capture um Azumarill do lado da cachoeira se quiser e entre na caverna que existe atr�s da cachoeira. Enfrente um Pincher com Riolu. Na sequ�ncia, se pegar o caminho da esquerda � poss�vel achar um Bastiodon, caso tenha interesse. Volte e pegue o caminho da direita. Ao norte vamos ter uma sala com 2 Magmar. Siga pela direita e capture Haunter, ent�o volte para o meio da sala e use-o para remover um cubo de seu caminho. Voc� encontrar� um Steelhead com 2 Gabite, derrote-o. Teremos alguns Claydols rondando a �rea, por�m, diferente dos Dusclops, n�o poderemos peg�-los por tr�s, uma vez que ele tem olhos por todos os lados. Voc� precisa encontrar a sa�da � direita da sala. Ao entrar, derrote o Slowking de um dos Pinchers. Na pr�xima sala, voc� dever� ir pisando nos bot�es do ch�o e fazendo aparecer e desaparecer algumas plataformas. V� abrindo caminho at� encontrar outro Steelhead, com 2 Kabuto e 2 Anorith. Salve o jogo e continue.



Aqui voc� dever� enfrentar 4 Claydols dos Steelheads. Se estiver portando algu�m com uma Pok� Assist de �gua, esta � uma boa hora de usar. Passando por eles, capture pok�mons como Bronzong, Haunter ou Claydol pelos arredores, voc� precisar� de 4 deles para desbloquear o caminho. Siga e estar� numa sala com uma porta vermelha. � a� onde Nema e Leanne est�o. Derrote 4 Magby, depois 6 Treecko e por �ltimo 8 Beldum. Em seguida, Pichu dar� um jeito para abrir a porta e voc�s poder�o entrar. L� voc�s conhecer�o um novo vil�o, este � Purple Eyes. Neste momento, Rand vir� desesperado e salvar� Nema das m�os dos Steelheads, enquanto Ben/Summer salvar� Leanne. Seu trabalho ser� derrotar Purple Eyes e seu Garchomp. Boa sorte. Feito isso, a miss�o estar� cumprida! Seu pr�ximo destino � o Mt. Layuda. Capture Staraptor e voe para a ilha da esquerda do mapa. Enquanto estiver voando, ver� os Pinchers perseguindo Latios/Latias outra vez. Capture os 3 Drifloon e Drifblim e depois 4 Starly e Pidgeotto. Passe por uma tempestade de raios e pouse na Tilikule Island.

Miss�o: Resolver os mist�rios do Tilikule Monument

Voc� tem que visitar os cinco pequenos "monumentos" em toda a regi�o Oblivia. Voc� poder� saber onde cada um deles est� atrav�s do mapa na pedra desta ilha. Um deles estar� logo a� do lado, examine-o para ativ�-lo. Vamos come�ar voando para a Dolce Island. Voc� ver� o monumento logo quando pousar. Depois disso, voe para Faldera. Suba e enfrente um trio de Pinchers com Umbreon, Bronzong e Armaldo. Derrote-os e o monumento estar� � sua frente. Caso queira, tem uma quest por aqui. Voc� dever� ir procurar um Piplup no vulc�o. A pr�xima �rea a ser acessada n�o pode ser alcan�ada por voo. Ent�o, voe para Tilt Village e v� para a embarca��o de Murph. Se tiver interesse, tem mais uma quest no caminho. A menina quer que v� para a Dangerous Cliff, atravessando a caverna daqui, para encontrar o seu irm�o.


Fale com Murph e pe�a que ele te leve para o meio do oceano. Mergulhe e encontre os novamente os pok�mons que capturou em seu �ltimo mergulho. Voc� ver� 2 Pinchers fugirem. Entre na caverna e capture 2 Mantine. Utilize-os para limpar o seu caminho. Enfrente um dos Pincher com Tentacruel. Voc� ter� que perseguir o outro como em seus outros mergulhos, e ap�s isso, derrotar o Kingdra que ele possui. Mais adiante teremos uma �rea escura, � bom ter alguns Chinchou ou Lanturn para ajudar a iluminar o caminho, pois tem alguns Tentacruel raivosos aqui. Encontre o monumento no fundo do oceano e poder� sair.


Vamos para o Aqua Resort para achar o �ltimo deles. Voc� pode fazer algumas quests por aqui tamb�m. Uma velha quer que voc� traga um Ludicolo, entre na Canal Ruins e encontrar� um logo � esquerda, capture-o e leve para ela. Tem uma garota pede para que persiga e capture os 4 Buneary no Mt. Sorbet. Agora vamos para o �ltimo monumento. Est� na �rea da Sophian Road logo � esquerda da entrada da caverna. Quando chegar, um Pincher e um Steelhead vir� atacar com Metang, Bastiodon e Floatzel. Derrote-os e ative o monumento. Outra quest que voc� pode fazer � a de salvar os pinchers de Vespiquen. Retorne para Tilikule depois de visitar todos os cinco pontos. Voc� ver� o sinal de Latios/Latias. Pegue o Staraptor e voe atr�s dele. Capture Latios/Latias, registre o sinal dele com o seu styler e conclua sua miss�o. Agora que voc� pode invocar Latios/Latias, voc� poder� us�-lo para seguir para o Mt. Layuda. Enquanto voa em Latios/Latias, � poss�vel usar a Pok� Assist dele em batalhas a�reas, o que � bom, visto que n�o � poss�vel usar os outros pok�mons enquanto voa. Atravesse as nuvens de tempestade e chegar� em nosso destino.


Miss�o: � procura de Purple Eyes!

Entre na caverna. � direita teremos um Piloswine, capture-o, pode ser �til. Volte e enfrente uns Pinchers com Swinub e Hippopotas. Teremos um terreno com v�rios rel�mpagos. V� andando "de ilha em ilha" e atravesse o terreno. Do lado de fora, teremos um par de Steelheads para enfrentar. Um deles tem Piloswine e o outro Mamoswine. Derrote-os e prossiga. Encontre uma m�quina eletr�nica bloqueando. Para come�ar, use um Drapion ou Hippowdon para desarm�-la, e depois, Electivire e Manectric para destru�-la. Passando, teremos que enfrentar o Jolteon de um Pincher. Em seguida, mais um terreno trovejante.

Na pr�xima �rea, capture Gliscor e fa�a-o destruir a cerca que bloqueia o caminho. Enfrente mais um Steelhead com 8 Electrodes. Se estava esperando o momento certo para usar a Pok� Assist daquele Piloswine, esta � uma boa hora. Salve o jogo e continue. Teremos uma passagem secreta como nas outras vezes, esta abrir� com o sinal de Raikou. Suba e encontre Purple Eyes tentando despertar Zapdos. Derrote 2 Magneton e 1 Magnezone dos Steelhead. Depois, derrote 2 Luxray. A Pok� Assist de Piloswine tamb�m � �til aqui. Por �ltimo, ter� que derrotar o Metagross de Purple Eyes. Capture-o e a miss�o estar� completa. Um OVNI aparecer� dizendo que Purple Eyes � s� mais um capacho dos Pok�mon Pinchers. A pessoa que est� no OVNI far� Zapdos despertar. Depois de tudo, voc� e Ben/Summer ir�o voar para as Oblivia Ruins.

L� dentro, voc� encontrar� dois Steelheads acompanhados de Kasa. Derrote Torterra e Sceptile. Siga para a sala onde encontramos Purple Eyes pela primeira vez. Voc� encontrar� Arley, Hocus e Kasa reunidos, e Edward, que chegar� depois dizendo ser a pessoa que libertou Zapdos h� pouco. Eles ir�o revelar ser a Societea, os quatro s�o os verdadeiros l�deres dos Pok�mon Pinchers. Ap�s uma conversa, vai ocorrer um tremor e eles fugir�o. Saia da� tamb�m. Os quatro far�o emergir a Sky Fortress e est�o portando a Golden Armor da mitologia de Oblivia. Eles ir�o destruir a Dolce Island (lar do Ukulele Pichu e seus amigos) e amea�ar o continente inteiro. Tanto voc� quanto Ben/Summer tentar�o voar para tentar det�-los, mas a barreira criada por Articuno, Zapdos e Moltres impede at� mesmo Latios/Latias de penetr�-la. Voe para a casa de Rand e Leanne ter� descoberto uma forma de penetrar a barreira. Siga para a casa de Booker para pegar o objeto do festival Rainbow Festival. No caminho, � poss�vel fazer uma quest na praia, onde voc� mergulha persegue Kingdra.

Miss�o: Destruir a barreira da fortaleza

Booker ir� falar para irmos at� a Rasp Cavern. Saia de Cocona Village pela esquerda e entre na caverna. Booker vai abrir a porta da verdadeira Trial Room aqui e voc� dever� passar por alguns testes. Nada muito dif�cil, ou melhor, voc� j� passou por situa��es parecidas com essas provas em sua jornada em Oblivia. Ao chegar no fim, traga o Rainbow Grail de volta a Cocona. Leanne e os outros estar�o l� para dizer que o objeto que voc�s possuem n�o � o original. Ela vai lhe mostrar a gravura e voc� se lembrar� de ter visto ela nas profundezas do oceano, do dia em que veio para Oblivia e perseguiu Mantyke. Seu styler vai localizar a posi��o de onde estava naquele momento. Recomendo que traga algu�m com Pok� Assist de �gua e de pedra. Vamos pegar o barco com Murph na Tilt Village. Mergulhe at� encontrar a marca e um arco-�ris ir� subir at� o c�u. Prepare-se para um confronto com Ho-oh, boa sorte para captur�-lo. Ap�s a batalha, registre o sinal de Ho-oh em seu styler. Ele ir� libertar Articuno, Zapdos e Moltres da fortaleza, realizando a miss�o com sucesso. Invoque Latios/Latias ap�s a luta. Voc� pode querer parar em um ponto salvar primeiro, mas o seu pr�ximo destino � a Sky Fortress. Voe para l� com Latios.



Miss�o: Proteja a paz de Oblivia!

Ao se aproximar da fortaleza, voc� vai enfrentar alguns daqueles disparos de laser. Ent�o, teremos uma sequ�ncia de batalhas com Chatot, Staravia, Gligar e Skarmory. Quando conseguir chegar l�, voc� notar� a est�tua de um Steelhead. Logo � direita podemos encontrar algumas plataformas flutuantes. Procure por um Mismagius por aqui e capture-o. Volte e siga pela esquerda. Neste lado temos alguns teletransportadores. Capture Mismagius aqui tamb�m e fa�a com que eles ativem a est�tua. Entre na fortaleza e enfrente Electivire e Magmortar de um Steelhead. O pr�ximo ter� 3 Porygon-Z. Capture um Gliscor e tamb�m Hitmonlee ou Toxicroak. O pr�ximo Steelhead ter� 2 Aggron, a Pok� Assist de Gliscor � uma boa aqui. Use um Hitmonlee ou Toxicroak para esmagar o bloco de ferro. Na sequ�ncia, lute com Gardevoir e Gallade de mais um Steelhead. O pr�ximo deles ter� 2 Rhyperior. Continue indo e capture mais um Glicor pela sua Pok� Assist. Mais um Steelhead, desta vez com 4 Scizor. Salve o jogo assim que poss�vel.

Arley, Hocus e Kasa ir�o se separar e esperar por voc� em tr�s salas. � poss�vel enfrent�-los na ordem que quiser. Vamos primeiro na sala da esquerda (a de Kasa). L�, n�o podemos prosseguir pela direita por causa de uma barreira. Siga pela esquerda e se espatife no andar de baixo. Voc� ver� Mewtwo num tanque aqui. Suba e ter� rompido a barreira. Em seguida, � preciso achar o bot�o certo dentre 3 op��es. Escolha o bot�o inferior. Siga pela direita, capture Froslass e fa�a-o remover o bloco de ferro do caminho. Atravesse um campo de armadilhas e suba. Responda sempre sim para as perguntas que lhe fizerem e poder� enfrentar Kasa e seu Ditto. Ele ir� se transformar em Raikou, Entei e Suicune durante a batalha, herdando as fraquezas dos lend�rios. Logo, seja r�pido ao usar suas Pok� Assists.

Volte para a entrada e entre na sala do meio (a de Arley). H� 3 pok�mons na sala que voc� precisa capturar: Hariyama, Probopass e Tangrowth, os demais s�o opcionais. Pise nos 3 bot�es e ative o teletransportador. Arley te enfrentar� usando Regigigas! Ele � bem lento, use a Pok� Assist de Hariyama para ajudar. Volte para a entrada e entre na sala da direita (a de Hocus). Voc� andar� sobre algumas nuvens aqui. Hocus ir� esconder Pichu em uma das 4 caixas m�gicas. Encontre-o, as caixas podem ser destru�das com o Field Move de Gardevoir ou Mismagius encontrados por perto. Ap�s isso, v� ao encontro de Hocus. Ele far� mais uma ilus�o e voc� enfrentar� um Crobat gigante. O selo da porta da entrada estar� rompido, desenhe o sinal que aparecer e entre. N�o se esque�a de salvar antes! Voc� dever� enfrentar Edward e o seu Mewtwo. Quando conseguir captur�-lo, Purple Eyes ir� aparecer e tomar para si a Golden Armor. Ent�o, enfrente Mewtwo novamente, agora sob controle de Purple Eyes. Liberte-o e a armadura se soltar� de Purple Eyes. A Sky Fortress ir� desabar ap�s isso. Invoque Ho-oh e salve Oblivia. Murph e a turminha do bem chegar� para resgat�-los e sua grande miss�o estar� encerrada! Parab�ns!


Miss�o: Acalmar a f�ria do c�u

Uma vez que voc� terminou o jogo, voc� pode correr atr�s de novas quests, bem como fazer aquelas que voc� perdeu. Muitas delas podem ser feitas fora de ordem, mas algumas requerem que uma quest anterior tenha sido feita antes para ser conclu�da. H� tamb�m um pouco de hist�ria no p�s-jogo, onde voc� deve ir atr�s dos p�ssaros fuj�es.

No Aqua Resort, encontre Ben/Summer. Ele(a) dir� que as 3 aves lend�rias est�o assustando os demais pok�mons p�ssaros no c�u. Convoque Latios/Latias e logo ver� as 3 feras. Use o toque duplo para aumentar a velocidade para alcan��-las. Os 3 ir�o se separar e vamos ter que cuidar deles, um por um. Eles voltar�o para seus respectivos lugares onde foram despertados pelos Pok�mon Pinchers. Vamos come�ar com o Faldera Volcano. A estrutura aqui � a mesma, mas temos alguns encontros mais dif�ceis como Magmortar e Flareon. Se voc� n�o tem bons pok�mons tipo �gua com voc�, n�o se esque�a de pegar um Gastrodon no caminho, pela sua Pok� Assist. Siga ao encontro de Moltres e enfrente-o. Quando conseguir captur�-lo, voc� aprender� seu respectivo sinal para poder invoc�-lo a qualquer momento. No entanto, invoc�-lo s� far� com que voc� tenha uma nova batalha com ele, muito bom para subir level, mas n�o ser� �til para outras coisas.

Em seguida, vamos ao encontro de Zapdos. Voe para o Mt. Layuda. Lembre-se de pegar um Piloswine pelo caminho para termos uma boa Pok� Assist. Tirando os novos pok�mons, n�o h� nada de muito diferente no caminho, apenas siga, capture Zapdos e pegue o seu sinal. Na sequ�ncia, vamos atr�s de Articuno. Recomendo que retorne ao vulc�o de Moltres e capture alguns tipo fogo pelas suas Pok� Assist. Ent�o, voe para o Mt. Sorbet. Teremos alguns pok�mons extras, como de costume. V� enfrentar Articuno com seus pok�mons de fogo e grave o sinal dele no seu styler tamb�m.


Agora v� para a Tilikule Island. Voc� vai ter um evento com Latios/Latias, logo que voc� chegar l�. Se estiver jogando como menino, voc� ter� que capturar Latias. Se for menina, capture Latios. Quando quiser, vasculhe por Dolce, Mitonga e Sophian Island, h� v�rias quests que voc� pode fazer por essas ilhas. Algumas delas possuem pok�mons exclusivos, essenciais para completar o seu Browser.

Miss�o: Resgatar Blue Eyes

Depois de ter registrado todos os 300 pok�mon no seu Browser e completado todas as 52 quests, voc� pode retornar para a casa de Rand para uma miss�o final. � bom estocar-se com pok�mons fantasmas como Gengar e Dusclops antes de come�ar essa miss�o. V� para Tilt Village e fale com Murph. Pegue o barco para a Undersea Cavern e mergulhe. As correntezas podem tornar isso um pouco mais dif�cil do que antes. Alguns Pinchers ir�o atacar com um par de Kingdra. Uma vez que voc� tenha chegado na caverna, voc� notar� que h� uma nova �rea dispon�vel no canto inferior esquerdo. V� at� l� e voc� ter� a mais dif�cil persegui��o de mergulho de todo o jogo, com muitos lasers e obst�culos no caminho. Mantenha-se seguindo para a direita at� chegar a Blue Eyes, e ent�o come�ar a refazer seus passos. Quando chegar at� a superf�cie, enfrentar� ningu�m menos que Lugia. As Pok� Assists dos pok�mons fantasmas que conseguiu antes servir�o agora, mas esteja certo que esta captura n�o depender� apenas de Pok� Assist para ser realizada. Ap�s a batalha, voc� poder� registrar o sinal de Lugia tamb�m.

Miss�es de Wi-fi

Algumas miss�es ficaram dispon�veis pelo Wi-fi por um tempo limitado. Nela era poss�vel enfrentar alguns lend�rios, bem como conseguir o ovo de Manaphy. As miss�es eram:

- Deoxys e o templo estranho: dispon�vel apenas via multi-player, onde voc� deve capturar Deoxys;
- Proteger a esfera azul: onde voc� deve recuperar o ovo de Manaphy dos Pinchers;
- Investigar a estranha erup��o: onde voc� deve capturar Heatran no Faldera Volcano, podendo transferi-lo para D/P/P/HG/SS;
- Resgatar o Shaymin perdido: onde voc� encontrar� Shaymin nas duas formas sendo perseguido por Pinchers, podendo captur�-lo e transferi-lo para D/P/P/HG/SS;
- Encontrar o Griseous Orb de Giratina: onde voc� deve enfrentar Giratina nas duas formas nas Oblivia Ruins;
- Promessa de Arceus: onde voc� deve ir para a Sky Fortress enfrentar Dialga, Palkia, Giratina e Arceus nas mesmas salas onde enfrentou a Societea.